Guilherme Arantes

 

Guilherme Arantes, no Focus Brasil, unindo
talento, celebração e sucessos inesquecíveis

Guilherme Arantes será homenageado com o “Outstanding Achievement Award”, no Focus Brasil Boston, dia 9 de junho, às 7:30 pm. No dia seguinte, 10 de junho, a partir das 7:30 pm, estará brindando seus fãs com o show que encerra o evento em Boston. Para comprar ingressos, clique aqui.

Guilherme Arantes é, seguramente, um dos mais talentosos e bem sucedidos músicos brasileiros das últimas décadas, um “hitmaker” como se diz na gíria do meio musical, apelido destinado àqueles raros que conseguem “emplacar” muitos sucessos nas paradas.

Fenômeno raro, Guilherme agrada ao público e à crítica, com um som pop universal, mas sempre influenciado por estilos da mpb. Arantes é um dos poucos pianistas brasileiros a integrar o hall da fama da secular fabricante teuto-americana de pianos Steinway & Sons, estando em companhia de nomes como Guiomar Novaes, Franz Liszt, George Gershwin e Duke Ellington.

Fenômeno surgido no começo dos anos 80, Guilherme contribuiu decisivamente também para o sucesso do Pop Brasil e da New Wave, Ele é autor do primeiro grande hit desse estilo, no país, “Perdidos na Selva”, gravada pela Gang 90 & Absurdetes.

Com o passar do tempo, além de construir uma sólida carreira de sucessos pessoais, “rei das FM”, Guilherme Arantes “emplacou”sucessos em vozes estelares da MPB, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Nando Reis, Elis Regina, Roberto Carlos, Belchior, Gal Costa e MPB4. Nada mau para quem assumidamente diz que queria apenas cantar e alegrar o público com suas canções.

Sua influência é citada por  artistas das gerações mais recentes da música brasileira, tais como Mano Brown, Vanessa da Mata, Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz, Curumin, Céu e Bruna Caram.

Na década de 1980, chegou a bater recorde de arrecadação de direitos autorais, superando nomes como Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil, além de ter colocado 12 músicas em primeiro lugar nas paradas do sucesso.

Em 2008, foi incluído pela revista Rolling Stone Brasil como um dos 100 maiores artistas da música brasileira em todos os tempos. No ano seguinte, a mesma revista também considerou seu primeiro sucesso “Meu Mundo e Nada Mais” como uma das 100 maiores músicas brasileiras em todos os tempos, e inclui o cantor em 3 dos 100 maiores momentos da história da música do Brasil, classificando-o como “o mestre do pop brasileiro”.

É um dos 20 artistas que mais tiveram canções incluídas como trilhas sonoras de novelas brasileiras, com 27 músicas. Em 2013, seu álbum Condição Humana recebeu o Prêmio Multishow de melhor álbum daquele ano. Em 2015, Guilherme recebeu o “Lifetime Achievement Award” do Press Award em Fort Lauderdale, em evento que bateu recorde de público.

O Focus Brasil Boston é apresentado pela LATAM Airlines e Globo Internacional, com patrocínio Diamond da Atlantic American partners e Giuberti Decor & Lime, patrocínio Platinum de Dell Realty Associates, Sena Motors e Gardini law. Patrocínio Gold da Febracis Boston e Income Tax Plus.

O evento tem parceria com a ABI Inter, Associação de Mulheres Empreendedoras e Teatro Brasileiro de Boston, com apoio da AB Eventos, Brazilian Community Heritage Foundation, H& M Art Event Production e CDLE. Co-Produção do Jornal dos Sports USA e M Publicity.

Tem apoio cultural do Consulado Geral do Brasil em Boston e é uma realização da Fundação Focus Brasil.

A produção do evento é de Mara Rubia Sanfilippo (boston@focusbrasil.org – (774) 244-6412) e marketing & vendas estão a cargo de Alex Colombini (alex@jornaldossports.com – (857) 888-9186.