Rejuv Chip
Lang Realty - Paulo Schineider
Atlantic American Partners
Bank United
Sling Television
Bella Smile Cosmetic Destistry
Broward Center for the Performing Arts

HUMANITARISMO E RESPONSABILIDADE SOCIAL SERÃO
CELEBRADAS NO 
COMMUNITY IN ACTION AWARDS 2019

Uma estréia marcante do evento Focus Brasil no Sul da Flórida em 2018 foi a premiação dedicada às atividades humanísticas, de assistência social e filantropia. Realizado pela Fundação Focus Brasil sob a coordenação da jornalista Alessandra Leme, que explica o fundamento desta celebração:

“Neste evento nós destacamos as iniciativas, tanto de brasileiros oara brasileiros, mas também de brasileiros para pessoas de qualquer nacionalidade. Ações que se baseiam em amor, inclusão, solidariedade, tudo sob o signo da fraternidade universal”, diz Alessandra.

O evento de premiação acontece no dia 10 de maio à partir das 7 pm no Broward Center for the Performing Arts, em Fort Lauderdale. Os convites (gratuitos) para assistir ao evento podem ser solicitados clicando no link http://www.focusbrasil.org/tickets.

PESQUISA & ANÁLISE

Durante todo o ano, entre abril de 2018 e março de 2019, Alessandra Leme e o Board de Premiação, pesquisaram o trabalho de dezenas de personalidades e instituições, onde brasileiros atuam, no Sul da Flórida, para compor a lista de sugestões que é então avaliada pelo grupo..

O Board de Premiação do Community in Action Award é composto pela jornalista Luciana De Michelis, pelo Vice-Cônsul Leonardo Rabello, pela Vice-Presidente do CCB (Centro Comunitário Brasileiro), Patrícia Machado, pela Vice-Presidente da Fundação Focus Brasil, Andrea Vianna e pela própria Alessandra.

Confira abaixo os homenageados do evento:

TONY PEDRO

O Brasil é muito bem representado no quesito acão humanitária em um dos maiores e mais antigos abrigos do sul da Flórida. Há mais de 20 anos, o paulistano Antônio de Pádua Pedro tem uma grande missão: alimentar moradores de rua de Miami.

Toda semana às quintas-feiras, Tony e seu grupo de voluntários se reúnem para preparar e servir mais de 300 refeições para dependentes de álcool, de drogas, vítimas de depressão e veteranos de guerra que o chamam de “pasta man”. A macarronada com almôndegas já virou tradição no Camiillus House em downtown Miami que começou a ser distribuída nas ruas.

Além de distribuir as refeições, eles procuram conhecer a história de vida de cada um e tentam ajudar de alguma forma com atenção e carinho. Recentemente, a sua história foi contada em uma matéria que foi exibida no programa Como Será? da Rede Globo.

CARAVANA DO AMOR

A Caravana do Amor começou no Brasil na década de 60 visitando os hospitais do câncer e leprosários em Belo Horizonte e permanece até hoje em vários estados brasileiros. Há mais de 20 anos, os fundadores, Geraldo e Ibis Coura, se mudaram para Miami e disseminaram o trabalho voluntário através de grupos em Orlando, Tampa, Fort Myers, Cape Coral, Naples e até em New York e Frankfurt, com visitas a lares de idosos, orfanatos e instituições para pessoas com necessidades especiais. A missão é levar conforto, amor e carinho através da música, fazendo da visita um momento de interação saudável. O grupo tem uma norma de conduta e é formado por músicos jovens, voluntários e estudantes que doam do seu tempo para cantar músicas alegres e positivas para contagiar os residentes com um clima de esperança. Promovem sempre eventos e no final do ano realizam a celebração do Natal, com a doação de roupas de frio, artigos de higiene e outros presentes.

FIRST LIFE CENTER FOR PREGNANCY

A gravidez pode ser um momento muito especial na vida de uma mulher mas pode ser um momento muito delicado. Há mais de 30 anos o centro voluntário First Life Center for Pregnancy faz a diferença na vida de mulheres grávidas que precisam de aconselhamento psicológico, assistência médica e de material. De acordo com a diretora do Centro, a brasileira Carmem Carmo, são muitos os serviços oferecidos: testes de gravidez, ultrassom, palestras educacionais, referências de clínicas médicas, assistência psicológica, etc. Além disso, as mães têm direito a receber roupas para gestantes e todo o enxoval que é doado pela comunidade. Uma espécie de loja comunitária que funciona diariamente para atender as necessidades das futuras mães. O foco é ajudá-las durante todas as fases, não só na gravidez mas no nascimento do bebê até os 3 anos de idade da criança. A missão destes profissionais é fazer com que as mulheres se sintam sempre bem-vindas.

H3 – HEALTH.HEALING.HOPE

A Health.Healing.Hope é uma instituição sem  fins lucrativos que  oferece ferramentas educacionais para a prevenção e conscientização do câncer de mama. Jane Maria Piazzetta, sobrevivente de câncer há 14 anos e criadora do H3Hope, começou em 2007 com os grupos de apoio às mulheres e em 2010 fundou a nonprofit. Ela promove eventos com médicos convencionais e profissionais não convencionais com o objetivo de educar as mulheres nas comunidades do sul da Flórida sobre o câncer de mama.

Nos seminários, Jane e seus convidados falam sobre as novas descobertas de tratamento e cura na área do câncer, como o H3 Annual Open Panel Discussion, um painel composto por profissionais da área de câncer, que tem como meta apresentar as possibilidades práticas de como diminuir o alto índice de diagnósticos desta enfermidade. Em fevereiro de 2019, como resultado de seu trabalho positivo no H3Hope e também como residente ativa em prol da comunidade, Jane recebeu do prefeito da cidade de Miami Beach, o certificado de reconhecimento pelos serviços relevantes prestados à cidade.

EXPRESSO DA SOLIDARIEDADE

O amor e a ação social andam juntos no grupo Expresso da Solidariedade que leva alimento e uma palavra de esperança às famílias necessitadas. Com um trabalho consistente há 16 anos no sul da Flórida, o grupo se mobiliza em Margate na igreja Videira para doar cestas básicas com muitos produtos perecíveis e não preceíveis, roupas, sapatos, móveis e tudo que é recebido pela comunidade. Toda semana mais de 140 famílias de brasileiros e de outras nacionalidades são beneficiadas e centenas de pessoas que são atendidas. Além disso, o grupo também presta auxílio de várias formas: contatos para aquisição de assistência médica, odontológica e legal através de serviços voluntários de advogados, indicação de empregos e orientação para as famílias recém-chegadas de outros países. O grupo tem parceria com o Centro Comunitário Brasileiro em determinadas ações e com outros grupos locais para a realização de eventos, arrecadação e distribuição dos produtos.

UNITED NATIONS ASSOCIATION OF USA – MIAMI CHAPTER

A United Nations Association of USA – Miami Chapter se dedica a educar, inspirar e mobilizar pessoas de diferentes nacionalidades, para dar apoio aos princípios das Nações Unidas, através do fortalecimento da liderança local.

O board que tem como vice-presidente, a consultora paulista Flavia Goldenberg é formado por 11 pessoas, sendo 4 brasileiras. São mais de 200 membros que atuam para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, que fazem parte da agenda 2030, um plano de ações em benefício das pessoas e do planeta, definido pela cúpula das Nações Unidas em 2015. A Associação em Miami promove encontros de conscientização e reúne politicos, estudantes, líderes comunitários e profissionais para discutir e implementar estratégias para atingir em especial dois Objetivos: Iguadade de Gênero (ODS 5) e Combate às Alterações Climáticas (ODS13). A Associação também apoia eventos como o UN Women Miami 5K Run/Walk que luta contra a violência doméstica e outros.

SOS FAMÍLIA

As brasileiras encontram muitos desafios em um país estrangeiro, mas algumas enfrentam situações críticas.e são vítimas de abuso doméstico. Mullheres e crianças que são atingidas pela violência em casa.

Percebendo a necessidade de ajudá-las, um grupo liderado pela life coach Tatiana Gonçalves vem desenvolvendo há mais de quatro anos, um trabalho de apoio psicológico. Em parceria com o Consulado Brasileiro e com o Centro Comunitário Brasileiro e outros profissionais, foi criado o SOS Família. Um grupo que através da integração de esforços busca atender às necessidades das famílias de diversas maneiras: aconselhamentos, doação de roupas, móveis, indicação de emprego, orientação para consultas e exames médicos etc. Uma ação mais específica foi realizada em assistência às famílias Stoneman Douglas High School em Parkland após o tiroteio no ano passado. O SOS Família organizou grupos de pais e alunos da escola para apoio psicológico com serviços gratuitos. Através do grupo do WhatsApp, todos os envolvidos se comunicam diariamente e se lançam para resolver situações adversas enfrentadas pelos brasileiros.

COSTURAÇÃO

A ideia da Costuração (costura, coração, ação) veio do presente de natal que a jornalista Luciana DeMichelli recebeu no natal de 2016: uma máquina de costura. Inspirada na história da Lillian Weber, uma americana que costurava vestidinhos para crianças carentes da África, o projeto foi criado com o primeiro vestidinho em março de 2017 para ajudar ao próximo. Várias amigas começaram a se envolver e hoje são 30 mulheres na Flórida e duas em São Paulo. Toda sexta-feira, elas se reúnem para costurar e já doaram roupinhas para mais de 1.600 crianças carentes de vários países como Haiti, Colômbia, Brasil, Peru e também os Estados Unidos. Além dos vestidinhos, o grupo faz camisetas personalizadas, bermudas, bolsas e lacinhos de cabelo. Muitos são beneficiados pelo Costuração: bailarinas da periferia de São Carlos que recebem os uniformes, mais de 100 crianças de uma comunidade ribeirinha no Peru, orfanatos do Nordeste no Brasil e na Colômbia. E a produção não pára. Mais de 500 vestidinhos já estão prontos para serem doados. A missão é levar amor para crianças, reciclando e transformando tecidos doados na dignidade do outro.

KEY2ENABLE

A KeyEnable é uma startup fundada por um grupo que convive com jovens e adultos que têm syndrome de down, paralisia cerebral, Parkinson e faz parte do portifólio da Singularity University. Eles criam produtos que capacitam pessoas com deficiências para desenvolver habilidades que possibilitam a inclusão digital tais como: o software Simplix que oferece atividades audiovisuais para pacientes de qualquer nível cognitivo, o aplicativo TelepatiX que ajuda indivíduos a poderem escrever, o  interruptor a-blinX que permite fazer atividades  com um “piscar de olhos” e o Key-X Smart Keyboard que, segundo eles, é o primeiro teclado do mundo que suporta o empoderamento de pessoas com deficiências por ter onze teclas grandes e sensíveis ao toque que permitem que  se comuniquem No final do ano passado, a startup concorreu com 800 empresas de 58 países e foi uma das vencedoras do The EdTech Innovation Startup Competition 2018 em Abu Dhabi, e recebeu o Entrepreneur Hero Award, que vai expandir ainda mais a adoção destes produtos pelos sistemas escolares, clínicas de reabilitação e hospitais por todo o mundo( www.entrepreneur.com/article/324905).

EYECONTACT – LIVES SHAPED BY AUSTISM

O projeto EyeContact – Lives Shaped by Autism, surgiu para dar oportunidade aos pais de pessoas diagnosticadas com ASD de terem um momento para trocarem ideias e contarem suas histórias sobre como o diagnóstico do autismo transformou as suas vidas. A fundadora do projeto e artista plástca Grazi Gadia é casada com o neurocirurgião e especialista em autismo, Dr. Carlos Gadi e sempre teve interesse em ajudar pessoas com necessidades especiais.

O principal objetivo do projeto é apresentar soluções para uma conexão com os filhos e filhas e abordar sobre como os pais superam esses desafios e se tornam defensores da causa. O EyeContact é uma plataforma multimídia que oferece recursos com informações qualificadas, sugestões de literatura, recomendações de tratamentos, promoções especiais em atividades de lazer e entretenimento e etc. Recentemente o projeto promoveu o Festival EyeContact de Artes para Autistas. Com o tema Sol, as crianças foram incentivadas a desenvolverem trabalhos artísticos e foram premiadas em março deste ano.

O FOCUS BRASIL SOUTH FLORIDA é uma apresentação da Globo Internacional, com patrocínio da Lang Realty, Rejuv Chip, Atlantic American Partners, Bank United, Dr. Neri Franzon e Sling Television.

O evento tem parcerias estratégicas com o Broward Center for the Performing Arts, Brazilian Business Group, ABI Inter, The55Project, AME-Associação de Mulheres Empreendedoras e BR Plus Productions e apoio da BACCF-Brazilian American Chamber of Commerce of Florida, Centro Cultural Brasil-USA, Fundação Vamos Falar Português, AOTP-American Organization of Teachers of Portuguese, Projeto Brasileirinhos na Flórida, Conselho de Cidadãos da Flórida e é um evento oficial do projeto A Journey Through Brazilian Experiences do Consulado Geral do Brasil em Miami.

Partners

Support