Globo Internacional

Focus Brasil NY prova a vitalidade
da Literatura Brasileira no exterior

• 74 escritores participantes Inaugurada a Biblioteca Guimarães Rosa
  • Transmissões ao vivo acompanhadas por milhares na web

Foram dois dias de intensa atividade, depoimentos emocionantes, relatos extraordinários de inspiração e um “network” inédito para os interessados pelo tema. O Encontro de Escritores Brasileiros nos EUA, realizado pelo Focus Brasil, dias 13 e 14 de setembro no Consulado Geral do Brasil em Nova York., superou as expectativas mais otimistas, com 74 escritores participantes e um público geral superando os 400 participantes.

O CEO do Focus Brasil, jornalista e produtor Carlos Borges, considerou o evento um fenômeno. “Os eventos Focus já realizou encontros de escritores em duas edições em Londres, com muito sucesso. Desta vez, a escolha de Nova York se deveu ao potencial que percebemos quanto a brasileiros escritores atuando nos Estados Unidos. Foi incrível. Estamos convencidos a repetir o evento, nos mesmos moldes, mas ampliando internacionalmente, em 2020. Houve um clima de felicidade e realização contagiante, em todos os sentidos.” , afirmou

Realizado pela Fundação Focus Brasil, o evento foi Coordenado pela escritora e publisher Nereide Santa Rosa (Mais de 80 livros publicados, Prêmio Jabuti) e teve direção geral de Andrea Vianna, com reportagens de Connie Rocha e cobertura ao vivo da BR Plus. O evento foi apresentado pela Globo, Atlantic American Partners e Underline Publishing, com apoio da BEA-Brazilian Endowment for the Arts e Consulado Geral do Brasil em NY.

Estruturado em painéis de discussão de temas relevantes à produção literária de brasileiros no exterior, o evento incluiu rodadas de apresentações individuais dos escritores e participações especiais de Michelle Kettner (New York University), Else R. P. Vieira (Queen Mary College / University of London) e Silvio de Abreu (Diretor de Teledramaturgia da Globo).

O Focus Brasil New York também deixa como legado de sua edição inaugural, a criação da Biblipoteca Guimarães Rosa, na Sala de Atendimento Consular do Consulado Geral do Brasil em Nova York, permitindo o acesso do público – em media 300 pessoas por dia – a obras de autores brasileiros.

Destaque também para a Book Fair que expôs 136 diferentes títulos de 52 autores e atraiu muita gente interessada em literatura brasileira, dos mais diversos gêneros. Centenas de livros foram comercializados. A participação especial de Silvio de Abreu, Diretor de Teledramaturgia da Globo, foi acompanhada ao vivo por milhares de seguidores pelas palataformas digitais da Globo Internacional e Focus Brasil. Vários segmentos foram transmitidos ao vivo, como agora é norma nos eventos Focus Brasil. Os interessados podem conferir momentos de desatque que seguem postados no canal Focus Brasil no You Tube.

Embora focado nos esritores brasileiros residentes nos Estados Unidos, participantes da Europa e do Brasil viajaram a NY para participar do evento, demonstrando o grande interesse e impacto alcançado pela realização.

Else R. P. Vieira, ao lado de Silvio de Abreu e de Domício Couti nho (fundador da Biblioteca Machado de assis, em NY, e da BEA-Brazilian Endowment for the Arts), foram distinguidos com placas comemorativas, entregues juntamente com os diplomasa de participação a todos os escritores e panelistas.

03 de Setembro de 2019

LITERATURA BRASILEIRA PRODUZIDA NOS EUA
É DESTAQUE NO FOCUS BRASIL NEW YORK

74 autores participam do evento no Consulado Geral do Brasil

Superando as expectativas, o Focus Brasil New York / Encontro dos Escritores Brasileiros nos EUA, vai reunir nos dias 13 e 14 de setembro no Consulado Geral do Brasil em Nova York, 74 autores, entre os quais convidados especiais como Silvio de Abreu, Diretor de Dramaturgia da Globo.

O evento, que tem coordenação geral da renomada escritora e publisher Nereide Santa Rosa – autora de mais de 80 livros e 500 mil cópias vendidas, além de ganhadora do Prêmio Jabuti, o mais relevante da Literatura Brasileira – é uma realização da Fundação Focus Brasil.

Também estarão fazendo palestras as professoras Else R. P. Vieira, (Queen Mary / University of London) e Michelle Nascimento Kettner (New York University). Haverão ainda cinco outros painéis cobrindo temas como Linguística & Crítica Literária, Publicação de Livros em Inglês, Arte de Escrever & Sonho de Publicar, Literatura Infanto-Juvenil e Trajetória de Autores de Sucesso.

Todos os escritores farão apresentações de seus trabalhos durante os dias, intercalando essas apresentações com os painéis. A programação terá destaques especiais. O primeiro deles um bate papo com Silvio de Abreu, conduzido pelos jornalistas e autores Mila Burns e Carlos Borges, encerrando a programação da sexta-feira, dia 13. No mesmo dia, às 5 pm, será inaugurada a Biblioteca Guimarães Rosa, dedicada pelo Consulado Geral do Brasil em Nova York, aos autores brasileiros do exterior.

No sábado, dia 14, acontece a Book Fair, feira de livros aberta ao público, das 11 da manhã às 5 da tarde. Paralelamente seguirão acontecendo painéis e apresentações de escritores. O evento será encerrado com a entrega de certificados à todos os escritores participantes e homenagem especial à Silvio de Abreu, Else R. P. Vieira e a Domício Coutinho (BEA-Brazilian Endowment for the Arts).

O evento é apresentado pela Globo e Atlantic American Partners, com apoio da Underline Publishing, BR Plus, BEA, Brazilian Voice Newspaper e Consulado Geral do Brasil em New York.

Confira abaixo a relação de todos participantes:

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS & PALESTRANTES

FOCUS BRASIL TERÁ SILVIO DE ABREU
E LANÇAMENTO LITERÁRIOS JÁ ANUNCIADOS

Evento acontece dias 13 e 14 de setembro no Consulado Geral do Brasil em NY

O movimento de produção literária brasileira nos Estados Unidos vive um momento inédito. E a realização do Focus Brasil New York / Encontro de Escritores Brasileiros nos EUA irá refletir a “onda” positiva de produção e lançamentos de novos títulos, de autores brasileiros, tanto em português quanto em inglês, sob temáticas diversas.

Nada menos que 17 títulos inéditos estarão sendo lançados durante o evento, que acontece dias 13 e 14 de setembro no Consulado Geral do Brasil em New York, coordenado pela premiada autora brasileira Nereide Santa Rosa, com apoio da BEA – Brazilian Endowment for the Arts e Underline Publishing.

Também está confirmada a presença do convidado especial, dramaturgo Silvio de Abreu, que atualmente é Diretor de Dramaturgia da Globo além de ser, ele próprio, autor de alguns dos maiores  sucessos da telenovela brasileira no exterior.

A participação nos dois dias de evento é gratuita e aberta a todos os interessados, mas preferencial para escritores brasileiros radicados nos Estados Unidos. É necessário, entretanto, fazer sua inscrição no link: http://www.focusbrasil.org/inscricao-new-york/

É importante ressaltar que a Feira de Livros (Book Fair) estará aberta ao público, sem necessidade de inscrição, no sábado, dia 14 de setembro, das 11 da manhã às 5 da tarde. Lá, o público poderá adquirir livros autografados, ter contato direto com os autores e participar de diversas atividades.  Autores e livros dedicados também ao público infantil!

Confira abaixo a lista de títulos com lançamento confirmado no evento em New York:

1.“A Cruz do Patrão” de Jonas Filho
2.“Anabelle a child on the way” de Beti Rozen e Peter Hays
3.“Anacronicas e Quase inventadas” de Anderson Novello
4.“Asha segredos da inocência” de Nilce de Sousa
5.“Caring for our planet – Monica’s gang” de Yara Maura
6.“Desapegue e aprenda a amar” de Cristiane Almeida
7.“Descristalizar”de Silvane Hill
8.“Educação financeira para imigrante – Como se libertar da escravidão financeira e prosperar na América” de Jaime Zimmer
9.“Minha infinita batalha” de Thiago Bruno Mariani – Underline Publishing LLC
10.“My Crazy (Sick) Love” de Drica Pinotti
11.“My little big world” de Renata Costa – Underline Publishing LLC
12.“O caminho de Shanti – O perdão muda tudo” de Shirley Brandão
13.“Os segredos da Luz” de George Gimenez
14.“Planeta Ética 4” de Patricia Fraga
15.“Roy Disney, um império construído nos bastidores” de Claudemir Oliveira
16.“Vinicius de Moraes” de Nereide Santa Rosa
Pitch, 3 Minutos para Comunicar e Vender de Juliana Alvarez

23 de Julho de 2019

SILVIO DE ABREU estará no Encontro de Escritores Brasileiros
do FOCUS BRASIL NEW YORK 2019, dias 13 e 14 de Setembro

Silvio de Abreu, um dos mais importantes e bem sucedidos autores brasileiros, será o convidado especial da edição de estréia do FOCUS BRASIL NEW YORK / Encontro de Escritores Brasileiros nos Estados Unidos. O autor participará de um bate papo com escritores e público no primeiro dia do evento (13 de setembro) e também será um dos homenageados na noite de sábado, dia 14, no encerramento da programação.

Entre os temas do bate papo com Silvio de Abreu está o acesso de autores brasileiros àquele que é considerado o “eldorado” da criação autoral no Brasil, que é escrever telenovelas. Somada as produções das grandes redes e as miniséries independentes, o Brasil é o terceiro maior produtor do gênero em todo o mundo e a Globo, a maior produtora de conteúdo próprio em teledramaturgia, em todo o planeta.

O evento acontece dias 13 e 14 de setembro no Consulado Geral do Brasil em New York. A participação é gratuita e primordialmente focada em autores brasileiros residentes nos Estados Unidos. Mas há participações confirmadas de outros países. Com número limitado de vagas, as inscrições devem ser feitas no site oficial, seguindo o link: http://www.focusbrasil.org/inscricao-new-york/

A programação inclui painéis sobre Crítica Literária, Publicação de Livros nos EUA, Mercado literário para novos autores, Literatura como Patrimônio Coletivo, Literatura Infantil e Português como Língua de Herança, além de uma feira de livros aberta ao público e uma noite de celebração e reconhecimento a personalidades e instituições que têm promovido a literatura brasileira nos Estados Unidos. Também durante o evento será inaugurada a Biblioteca de Autores Brasileiros nos Estados Unidos.

Entre os palestrantes convidados estão: Elisa Wouk Almino, Nereide Santa Rosa, Cristiane Bouger, JD Netto, Priscila Santa Rosa, Sandra Ferreira, Jonas Correia Filho, Jaime Zimmer, Juliana Albanez, Claudemir Oliveira, Simone Salgado, Else Vieira e Michelle Kettner. Confira a programação completa no link: http://www.focusbrasil.org/schedule-new-york/

SILVIO DE ABREU

Aos 76 anos de idade, Silvio de Abreu celebra seis décadas de carreira como ator, diretor, roteirista e dramaturgo. Atualmente é Diretor de Dramaturgia da Globo. Autor de grandes sucessos da teledramaturgia brasileira, com premiações internacionais e indicações ao “Emmy”. As suas telenovelas mais famosas são: “Guerra dos Sexos”, “Cambalacho”, “Sassaricando”, “Rainha da Sucata”, “Deus Nos Acuda”, “A Próxima Vítima”, “Torre de Babel”, e “Belíssima”.

O FOCUS BRASIL NEW YORK 2019 / Encontro de Escritores Brasileiros nos EUA é coordenado pela escritora e publisher Nereide Santa Rosa. O evento é uma realização da Fundação Focus Brasil, apresentado pela Globo Internacional, com apoio da BEA-Brazlian Endowment for the Arts, Underline Publishing e Consulado Geral do Brasil em NY.

09 de Junho de 2019

60 ESCRITORES JÁ ESTÃO INSCRITOS
NO FOCUS BRASIL NEW YORK 2019

Encontro de Escritores terá agenda de múltiplos eventos em 2 dias de realização

Já com 60 escritores inscritos, o FOCUS BRASIL chega a Nova York com a realização do ENCONTRO DE ESCRITORES BRASILEIROS NOS ESTADOS UNIDOS nos dias 13 e 14 de setembro de 2019, dedicado prioritariamente a escritores brasileiros residentes que tenham publicado ou divulgado suas obras nos Estados Unidos.

A participação é gratuita e podem inscrever-se autores de qualquer gênero e estilo de publicação, em português, inglês ou bilingue, como romances, infanto-juvenil, poesias, ficção, jornalismo, livros técnicos, autoajuda, biografias, educação, guias, etc.

O evento, uma realização da Fundação Focus Brasil, tem a Coordenação Geral da best seller escritora brasileira Nereide Santa Rosa, ganhadora do Prêmio Jabuti e com mais de 80 obras publicadas. O evento é apresentado pela Atlantic American Partners, com apoio da Underline Publishing, BEA-Brazilian Endowment for the Arts e Consulado Geral do Brasil em Nova York.

Também poderão participar professores, estudantes, jornalistas, pesquisadores e todos os interessados no processo de produção e difusão de literatura brasileira no exterior, os quais  terão a oportunidade de interagir com os escritores durante as palestras e a feira de livros.

Todos os interessados devem realizar a inscrição no site http://www.focusbrasil.org/new-york

O evento será realizado no Auditório do Consulado Geral do Brasil em Nova York, com programação que envolve apresentações de cada um dos escritores oficialmente inscritos, palestras com personalidades do meio literário, painéis de discussão sobre literatura brasileira, autógrafos e lançamentos de novas publicações, evento de reconhecimento de ícones da promoção da Literatura brasileira no exterior, evento de abertura da Biblioteca de escritores brasileiros no Consulado Brasileiro em NY, show musical e Book Fair com acesso gratuito a todos os interessados.

O cronograma final do evento será divulgado até dia 31 de agosto, assim como o nome dos palestrantes e convidados.

É importante ressaltar que o número de participantes é estritamente limitado pela capacidade do Auditório do Consulado. Em função disso, as inscrições vão permanecer abertas, porém gerando uma lista de “stand by”.  Todos os inscritos confirmados eletronicamente serão individualmente contactados pela coordenação do evento, entre os dias 20 e 25 de Agosto, para reconfirmarem suas participações. Toda vaga gerada por desistências ou não-confirmações, será automaticamente preenchida obedecendo a ordem de registro da lista “stand by”.

PARTICIPAÇÃO DOS ESCRITORES

A participação é gratuita e preferencial para escritores brasileiros com livros publicados ou divulgados nos Estados Unidos que estiverem inscritos no site http://www.focusbrasil.org/new-york

Todos os escritores registrados e reconfirmados terão garantido a participação:

• Apresentação individual: Cada escritor terá 5 minutos de apresentação no palco do evento podendo usar power point ou vídeos. Estes deverão ser enviados à produção do evento até dia 5 de setembro de 2019, através do e-mail andrea@focusbrasil.org
  • Cada escritor deverá enviar uma imagem (jpeg ou pdf em alta resolução) da capa de um dos livros de sua autoria, para ser incluída no vídeo de apresentação oficial do evento. Essas imagens devem ser enviadas até o dia 31 de agosto para o e-mail andrea@focusbrasil.org
  • Book Fair: Cada escritor poderá levar exemplares de seu(s) livro(s) para o evento, sendo o responsável por expor e vender na Feira de Livros do evento no Consulado do Brasil em New York.
  • Inauguração da Biblioteca: Cada escritor poderá doar um exemplar de cada um dos livros de sua autoria, para que sejam oficialmente incorporados à Biblioteca de Escritores Brasileiros nos Estados Unidos, do Consulado do Brasil em New York, recebendo um certificado de participação.
  • Os escritores terão acesso a uma editora de livros em Português, que estará presente ao evento, interessada em publicar alguns títulos.
  • Cada escritor deverá enviar um mini curriculum (um parágrafo de no máximo 400 caracteres) e foto de rosto (alta resolução, em formatos JPG ou PDF), para inserção no Programa Oficial do evento.

Este será um evento histórico e muito relevante na promoção da literatura em seus mais diversos gêneros e estilos, produzida por brasileiros nos Estados Unidos. Participe e divulgue.

15 de Março de 2019

FOCUS BRASIL CHEGA A NEW YORK COM ENCONTRO
DE ESCRITORES BRASILEIROS NOS ESTADOS UNIDOS.

Sob coordenação da consagrada escritora brasileira NEREIDE SANTA ROSA (foto abaixo), ganhadora do PRÊMIO JABUTI e com mais de 80 livros publicados, será realizado em setembro, em New York, o Encontro de Escritores Brasileiros nos Estados Unidos, um evento oficial da agenda FOCUS BRASIL 2019.

A programação do evento contempla uma série de atividades, a começar por palestras de específico interesse para todos aqueles que já escrevem ou os muitos que desejam entrar no mundo da literatura.

O evento terá uma noite de abertura quando serão homenageados 10 importantes personalidades e iniciativas que promovem a literatura de brasileiros nos Estados Unidos.

Complementando o evento, será realizada uma feira de livros aberta a todos os escritores participantes. Todos esses eventos são abertos ao público, mas com capacidade limitada. sendo necessário fazer solicitação através do link.

Os escritores que tiverem livros publicados nos Estados Unidos devem fazer seu registro de participaçao indicando detalhes de seu trabalho. Isso porque uma importante editora brasileira estará presente ao evento, selecionando títulos para serem publicados no Brasil.

O Encontro de escritores Brasileiros nos Estados Unidos é uma realização da Fundação Focus Brasil em parceria com a Underline Publishing, com apoio da Globo Internacional. Para mais informações entrar em contato com Nereide Santa Rosa no e-mail nereideschilarosanta@gmail.com